Olá, a todos!
Inicio a escrita no blogue com um convite. Sim, um convite. Convido-vos a vir à biblioteca. O tempo está frio, mas o sol bate, e é agradável ficar a ler num dos sofás da área de leitura informal. E sugiro um livro, Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz. Um livro pequeno, mas divertido, irónico, do princípio ao fim.
Imaginam-se a viver numa sociedade onde tudo é quantificado, mesmo os afetos?! Onde todas as atitudes são contabilizadas e apenas se age por interesse?! Onde poetas e artistas se adquirem nas lojas, como animais de estimação?!
É exatamente neste contexto que se desenrola a ação deste conto, que mostra, de forma irónica, como uma sociedade materialista, consumista, pode estagnar se não investir devidamente na Cultura e na Criatividade.
Deixo-vos a Sinopse do livro, que podem requisitar na biblioteca.
"Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito - como acontece com os pintores ou os escultores - mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual...
Uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das ações desinteressadas."
Caminho, 2016
Título: Vamos comprar um poeta
Autor: Afonso Cruz
Editor: Editorial Caminho
Ano de Edição: 2016
Páginas: 101
ISBN 978-972-21-2799-8
CDU: 821.134.3-3
Nº Registo: 13646
Cota: 82-3 / CRU