Na passada segunda-feira, dia 3 de dezembro, comemorámos, na Escola, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Organizámos um encontro com a escritora Laura Costa, autora de Para Sempre e Mais Um Dia, romance policial que relata os dramas vividos em torno de uma criança portadora de Asperger, a dedicação que lhe votam a sua mãe e o pai adotivo e os esforços que fazem no sentido da sua integração social.
Laura Costa nasceu em Valongo, em 1962. É a mais nova de 7 irmãos. Frequentou o curso de Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Trabalha como técnica informática numa instituição bancária. É casada e tem dois filhos.
Começou a escrever muito cedo, com o intuito de guardar as suas histórias de infância. Também se dedica à fotografia e à pintura, outras formas de preservar memórias. Confessa-se apreciadora de Luis Sepúlveda, entre outros escritores latino-americanos e assume-se como uma leitora diversificada, considerando importante ler de tudo um pouco. Por esse motivo, guarda à sua cabeceira vários livros para ler.
Publicou os livros Cabo do Mundo (2006), Para Sempre e Mais Um Dia (2010), e Com todas as (minhas) letras (2012), um livro de poesia. Encontra-se, presentemente, a escrever um novo romance. É, ainda, administradora do blogue Vendo Passados, no qual publica vários textos, na maioria, poesia.
O encontro foi interessante, tendo os alunos das turmas participantes (5ºA, 6ºB, 8ºD e 9ºC) colocado várias questões muito curiosas e oportunas. A autora contou que a história de Para Sempre e Mais Um Dia não é verídica, mas inspirada num menino chamado Lourenço, que é autista, a quem dedica o livro. No entanto, confessou existirem muitas diferenças entre Lourenço e a personagem principal do livro, Gil.
Laura Costa prefere escrever em prosa, por considerar que há uma história que se constrói, criando uma grande afinidade com as personagens que inventa, pelo que estas lhe deixam saudade quando termina uma obra. Para a escritora, editar o primeiro livro revelou-se mais fácil do que esperava, por ter encontrado, em pouco tempo, uma editora que a publicasse.
Agradecemos à escritora Laura Costa a disponibilidade manifestada e desejamos-lhe sucesso para o futuro.
O prazer foi muito...e altamente gratificante o encontro com alunos tão interessados. Adorei a forma como as técnicas das crianças especiais mimam os meninos. Parabéns a elas e à Dra Vera pela organização deste evento. Valeu a pena por tudo o que vivi nessa manha. Obrigada.
ResponderEliminar