terça-feira, 18 de março de 2014

"O MUNDO DOS LIVROS" DE ANTERO BRAGA

O nome Prólogo Livreiros, SA talvez não seja do conhecimento comum. Mas, se acrescentar que o nosso convidado de hoje, o livreiro Antero Braga, é um dos sócios proprietários daquela que é considerada como uma das mais belas livrarias do mundo (sim, do mundo!), quase todos sabem a resposta: estou a referir-me à Livraria Lello ou Livraria Chardron, nomes pelos quais é mais frequentemente identificada. 


Pois bem, o senhor Antero Braga, considerado em 2014, o Livreiro do Ano, acedeu gentilmente a vir falar-nos daquilo que conhece melhor: o mundo dos livros. Considera que a atividade que desenvolve (que nunca tinha esperado abraçar) o enriqueceu interiormente, por lhe ter permitido o contacto com diferentes personalidades, que com ele trocaram as suas experiências de vida. Sublinhou a importância da cultura como ato praticado com amor, dedicação e enquanto processo de procura contínuo na tentativa de nos tornarmos melhores.
Antero Braga referiu, igualmente, que quando pensa no objeto livro, o primeiro pensamento que que lhe vem à ideia o seu criador. Realçou o trabalho imenso que implica o ato de criar e que nem todos somos criadores, pelo que a figura do criador lhe inspira enorme respeito porque é aquele que escreve, que tenta transmitir aos outros o seu pensamento, aquele que se interroga. Na sua opinião, os autores são quem move a vida, o ser humano, quem faz com que o ser humano possa ser melhor. 
Seguidamente, abordou a figura do editor como aquele que determina se um original é ou não publicável. Tal reveste-se de alguma subjetividade, o que implica que, por vezes, se percam autores porque a decisão do editor foi contrária à publicação dos seus textos. 


Presentemente, assiste-se a uma crise no mundo da edição, uma vez que as editoras estão a confinar-se a grandes grupos económicos. De igual gravidade se reveste o encerramento de imensas livrarias, uma vez que o papel que o livreiro desempenha é fundamental; ele transmite o seu conhecimento do mundo onde se movimenta e que conhece, não se limita à simples comercialização de títulos. Nesse sentido, Antero Braga defende a necessidade de formação ao nível universitário para quem pretende exercer a profissão de editor ou de livreiro. Foram estas as palavras de um homem apaixonado pela atividade que exerce e de quem considera que "o que faz uma boa livraria é o bem servir".

HÁ MONGES NA BIBLIOTECA


Exatamente, leram bem. Tivemos monges copistas, na Biblioteca. Claro que não eram verdadeiros monges, saídos de um mosteiro ou de O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Um grupo de alunos do 5º B aceitou recriar um scriptorium, e envergou hábitos de monges que a professora Fátima Vieite providenciou. Com a colocação de duas carteiras antigas, provenientes da Sala Museu, e de tintas ecoline e pincéis, procurou criar-se o ambiente do local onde estes monges escreviam os manuscritos e pintavam as belíssimas iluminuras, num trabalho minucioso e demorado. 



E os nossos monges não estiveram mal!

OS NOSSOS AUTORES - O 6ºA E O SEU "DESFILADEIRO"



A manhã de hoje foi maravilhosa. E afirmo tal, porque entrámos num mundo fantástico de personagens criadas pela imaginação do 6º A que, com a orientação magistral das professoras Maria Antónia Magalhães e Branca Mesquita, escreveram e ilustraram um conto original, O Desfiladeiro dos Segredos. Perante os olhares (e ouvidos) atentos dos alunos do 5º A, mostraram todo o processo de elaboração do livro, desde a fase de pesquisa até à concretização. Explicaram o projeto em que se viram envolvidos - o Concurso Pequeno Grande C, promovido pela Fundação Gulbenkian - , que implicou um estudo aturado das personagens e das suas características, o processo de revisão do texto inicialmente construído, a fim de se enquadrar no regulamento do concurso; mostraram, ainda, os esboços que conduziram às ilustrações do livro. Como é óbvio, o conto foi lido... e quem melhor para o fazer do que os próprios autores?!


No final, houve um período para colocar questões, existindo uma boa interação entre as duas turmas.
Uma coisa é certa, aquele grupo de alunos e as suas professoras conseguiram transmitir,  a quem assistiu à apresentação do livro, o prazer que tiveram na sua conceção e realização, apesar do imenso trabalho envolvido. E isso, digo-vos, é uma sensação magnífica! Por isso, termino como comecei: a manhã de hoje foi maravilhosa.

segunda-feira, 17 de março de 2014

ATELIER DE ESCRITA CRIATIVA

No âmbito da Semana da Leitura, que decorre entre 17 e 21 de março de 2014, a professora Elza Ramalhosa dinamizou um Atelier de Escrita Criativa com alunos das turmas A, B e C do 6º ano de escolaridade. A atividade realizou-se na Biblioteca, com início pelas 15 horas e teve uma duração de 90 minutos. Muito bem aproveitados, por sinal! Alguns dos textos produzidos e, posteriormente lidos em voz alta, são mesmo bonitos! Foi lançado um desafio aos participantes: após a leitura de O Brincador, de Álvaro Magalhães, os alunos foram convidados a escrever sobre o tema. Os trabalhos vão ser corrigidos e coligidos numa publicação, posteriormente.

ENCONTRO COM AUTORES - ROSA CRUZ

 
A Semana da Leitura inaugurou, hoje, com a vinda da escritora Rosa Cruz para um encontro com os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Fernão de Magalhães. Licenciada em Humanidades, a autora de Rita - A Minhoca da Amazónia, é professora de português no Agrupamento de Escolas Daniel Faria.
 
 
 
A escritora contou a história e leu excertos do livro, que apresentou à atenta assembleia. Seguidamente, respondeu às várias questões colocadas.
 
 




 

sexta-feira, 14 de março de 2014

"O MAIS BELO POEMA"


Este é o título de um concurso que lançamos, no âmbito da Semana da Leitura e da comemoração do Dia Mundial da Poesia. O regulamento é simples:
  • Cada aluno participante deverá escrever um poema original, devidamente identificado, e entregá-lo na Biblioteca;
  • Cada aluno poderá concorrer com um número indeterminado de poemas;
  • O prazo para entrega dos poemas termina no dia 21 de março de 2014, Dia Mundial da Poesia.
  • O poema selecionado e o aluno vencedor serão divulgados no dia 23 de abril de 2014, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.


UMA SEMANA MUITO ATIVA


É já na próxima semana que irão decorrer as atividades associadas à Semana da Saúde e à Semana da Leitura. Entre ações de sensibilização sobre alimentação saudável e tabagismo e a prática de exercício físico, procura-se alertar para os benefícios da adoção de hábitos de vida saudáveis, numa iniciativa conjunta da nossa Escola com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. 



Hábito de vida salutar é, igualmente, a leitura, pelo que, através da Biblioteca, nos associamos às comemorações da 8ª Edição da Semana da Leitura. Vamos receber autores consagrados e novos valores da literatura. Mas vamos, também, receber o proprietário de uma das mais belas livrarias do Mundo. Essa mesma, a Lello!
A "prata da casa" vai ter oportunidade de mostrar o que vale... um livro, um original belíssimo, criado pelo 6º A, sob a orientação eficaz das professoras Maria Antónia Magalhães e Branca Mesquita. Vamos ter os nossos poetas e declamadores de poesia. E, ainda, lançámos um desafio de realização de uma oficina de escrita criativa, com um tema, no mínimo, curioso. 


Ao longo da semana, vamos atualizando a informação. Estejam atentos!

sexta-feira, 7 de março de 2014

VAMOS LÁ LER...RICHARD ZIMLER

Aviso aos utilizadores da Biblioteca:

Durante a próxima semana, ou seja, de 10 a 14 de março de 2014, diariamente, pelas 14h55, o livro escolhido para as nossas sessões de leitura é da autoria de Richard Zimler e tem o sugestivo título  Hugo e Eu e as mangas de Marte
Esperamos que gostem!


A SEMANA DA LEITURA NÃO TARDA


É com imensa satisfação que vos damos a conhecer o nosso cartaz de divulgação da Semana da Leitura 2014. Vai haver muita atividade entre os dias 17 e 21 de março. Não se esqueçam de se inscrever nos concursos, nem nos workshops! Depois, ficam tristes, por não poderem participar.
E onde se podem inscrever? Na Biblioteca, como é óbvio!
Fiquem atentos, também, aos encontros com autores. Vamos apresentar-vos livros acabadinhos de sair do prelo e outros, nem tanto assim. Bom, mesmo, vai ser a oportunidade de falar com estas personalidades que vêm à Biblioteca e descobrir o que as move e as faz gostar tanto do mundo dos livros.
Contamos com a vossa presença...e com a vossa curiosidade!