quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O "Pintas" foi à escola


Hoje, de manhã, a Equipa da BE Augusto Gil dinamizou mais uma sessão de leitura. Desta vez, levámos o escritor João Cunha Silva, autor de A Maria da Lua e de O Pintas e o Osso de dinossauro à Escola Básica Fernão Magalhães.
Segundo o escritor, o Pintas, personagem central desta história, poderia ser o animal de estimação que qualquer um de nós poderia ter em sua casa, um cachorro normal, como tantos outros. A escolha de um cão, em detrimento de outro animal, liga-se ao facto de João Cunha Silva gostar muito de cães e de sempre ter havido cães na sua casa, desde a infância. A ideia para a história surgiu durante uma aula de inglês, enquanto abordava vocabulário com os seus alunos. Com esta narrativa o autor pretende que os pequenos leitores aprendam o valor da partilha e as vantagens associadas a esta qualidade, que nos torna generosos para com os outros.
João Cunha Silva lembrou, à interessada assembleia, que os alunos que leem possuem um super-poder porque a leitura, para além de desenvolver o cérebro, leva-nos a colocar muitas questões e a procurar saber sempre mais. Encorajou, igualmente, os alunos a que frequentassem as bibliotecas com regularidade e a tornarem-se amigos destas porque, nas suas próprias palavras, "as bibliotecas são concentrados de energia para o cérebro".

Sem comentários:

Enviar um comentário