sexta-feira, 13 de maio de 2016

MODELO DE PESQUISA: FASE DOIS - RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO

     Ao concluíres a fase da planificação, na qual determinas o que pretendes, tens conhecimento dos objetivos e da finalidade da tua pesquisa e do trabalho que vais realizar. E, se, por vezes, não possuis qualquer conhecimento sobre o tema, nem sempre é assim: partindo da construção de uma tabela, como a da imagem poderás anotar aquilo que sabes sobre o assunto que vais estudar e o que queres saber. Ou seja, vais possuir ferramentas para localizar a informação e para a reunir de forma sistematizada.

   Vais iniciar a segunda fase do processo de pesquisa, destinada à recuperação de toda a informação existente sobre o tema. As etapas que a constituem são: a localização de recursos, a reunião de recursos e a revisão do processo.




      LOCALIZAÇÃO DE RECURSOS


     Quando dizemos localização de recursos estamos a referir-nos às fontes de informação que, diga-se, são imensas. O que significa que podemos encontrar fontes de informação em documentos impressos, em audiovisuais, em documentos eletrónicos, etc.
     Para proceder a uma localização eficaz da informação utiliza ferramentas padrão, como um catálogo bibliográfico, índices de enciclopédias, dicionários ou revistas, a base de dados informatizada da biblioteca escolar. Uma boa forma de desenvolveres um plano de recolha de informação é começares por obras de caráter geral, como dicionários , enciclopédias ou atlas. Em caso de dúvida, podes sempre solicitar ajuda junto do professor bibliotecário, para que te oriente no uso de índices, glossários e na consulta da base de dados.
     Quando estiveres à procura dos documentos nas estantes da biblioteca, lembra-te de que esta se encontra organizada segundo a Classificação Decimal Universal, uma classificação bibliográfica que tem por base o princípio da ordenação de conceitos, de acordo com o seu grau de semelhança e que organiza as diferentes áreas do conhecimento em classes. Estas classes estão identificadas por um número que é o código que representa a classe.



  REUNIÃO DE RECURSOS
     Faz uma lista das fontes que vais verificando, para ver se te são úteis, ou não, e aponta a referência bibliográfica da seguinte forma, de acordo com a Norma Portuguesa (NP 405):

APELIDO DO AUTOR/AUTORES, Nome próprio Título: complemento do título. Edição. Local de edição: Editora, Ano de edição. ISBN

     Pode acontecer que o professor simplifique esta fase e te identifique fontes que considere úteis, fornecendo-te uma lista de sugestões bibliográficas. 

REVISÃO DO PROCESSO

     Em conjunto com o teu professor e restantes elementos da turma, chegou o momento de cada um determinar se possui informações suficientes para responder às questões formuladas para a pesquisa (tarefa que realizaste na fase de planificação) ou se são necessárias informações complementares. É um momento de reflexão que permite anotar ideias específicas para melhoria.


Referências bibliográficas:
ALBERTA LEARNING. LEARNING AND TEACHING RESOURCES BRANCH - Focus on inquiry: a teacher’s guide to implementing inquiry-based learning. Edmonton, Alberta, Canada: Learning and Teaching Resources Branch. [Em linha] 2004. [Consultado a 6 de fevereiro de 2014] Disponível em http://education.alberta.ca/media/313361/focusoninquiry.pdf
ALBERTA. CURRICULUM SUPPORT BRANCH - Focus on research: a guide to developing students’ research skills. Edmonton, Alberta, Canada: Curriculum Support Branch. [Em linha] 1990. [Consultado a 6 de fevereiro de 2014] Disponível em http://helfantpd.wikispaces.com/file/view/focusonresearch.pdf/151500109/focusonresearch.pdf
FREIRE, Adelina; ALMEIDA, Fátima; RODRIGUES, Pedro – “LUTA” para dar um sentido à informação: guia para a realização de trabalhos de pesquisa. Montemor-o-Velho: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. [Em linha]  2010/2011. [Consultado em 29 de Abril de 2014]. Disponível no Website das bibliotecas do agrupamento:
FREIRE, Adelina – Explanação de conteúdos. Leiria: ISLA, 2011a
FREIRE, Adelina – Roteiro da tarefa. Leiria: ISLA, 2011b
OBERG, Dianne. Teaching the research process: for discovery and personal growth[Em linha] s/d [Consultado a 26 de novembro de 2011] Disponível em http://archive.ifla.org/IV/iflab65/papers/078-119e.htm



Sem comentários:

Enviar um comentário