quarta-feira, 11 de maio de 2016

FORMAÇÃO EM LITERACIA DA INFORMAÇÃO - UM MODELO DE PESQUISA

     A realização de trabalhos de pesquisa é uma excelente forma de recorrer à biblioteca escolar enquanto local de desenvolvimento e de descoberta pessoal. Mas exige de nós que se utilize um modelo de organização da pesquisa. Foi por essa razão que elaborámos um guião de pesquisa, adaptado do Modelo de Alberta (Canadá), que se divide em cinco fases, com um elemento comum a todas: a revisão do processo.
     Ao elaborar um trabalho de pesquisa, temos de ter presentes as fases que o constituem: planificação; recuperação de informação; processamento de informação; partilha de informação; avaliação.
Vamos começar a apresentar-te a metodologia deste modelo, que se foca, não só na pesquisa, como na abordagem do processo, esperando que o guião que elaborámos e que vamos publicar no blogue seja um auxiliar útil no teu trabalho.



Referências bibliográficas:
Alberta Learning. Learning and Teaching Resources Branch - Focus on inquiry: a teacher’s guide to implementing inquiry-based learning. Edmonton, Alberta, Canada: Learning and Teaching Resources Branch. [Em linha] 2004. [Consultado a 6 de fevereiro de 2014] Disponível em http://education.alberta.ca/media/313361/focusoninquiry.pdf
Alberta. curriculum support Branch - Focus on research: a guide to developing students’ research skills. Edmonton, Alberta, Canada: Curriculum Support Branch. [Em linha] 1990. [Consultado a 6 de fevereiro de 2014] Disponível em http://helfantpd.wikispaces.com/file/view/focusonresearch.pdf/151500109/focusonresearch.pdf
FREIRE, Adelina; ALMEIDA, Fátima; RODRIGUES, Pedro – “LUTA” para dar um sentido à informação: guia para a realização de trabalhos de pesquisa. Montemor-o-Velho: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. [Em linha]  2010/2011. [Consultado em 29 de Abril de 2014]. Disponível no Website das bibliotecas do agrupamento:
FREIRE, Adelina – Explanação de conteúdos. Leiria: ISLA, 2011a
FREIRE, Adelina – Roteiro da tarefa. Leiria: ISLA, 2011b

OBERG, Dianne. Teaching the research process: for discovery and personal growth. [Em linha] s/d [Consultado a 26 de novembro de 2011] Disponível em http://archive.ifla.org/IV/iflab65/papers/078-119e.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário