quarta-feira, 11 de maio de 2016

FORMAÇÃO EM LITERACIA DA INFORMAÇÃO - UM MODELO DE PESQUISA

     A realização de trabalhos de pesquisa é uma excelente forma de recorrer à biblioteca escolar enquanto local de desenvolvimento e de descoberta pessoal. Mas exige de nós que se utilize um modelo de organização da pesquisa. Foi por essa razão que elaborámos um guião de pesquisa, adaptado do Modelo de Alberta (Canadá), que se divide em cinco fases, com um elemento comum a todas: a revisão do processo.
     Ao elaborar um trabalho de pesquisa, temos de ter presentes as fases que o constituem: planificação; recuperação de informação; processamento de informação; partilha de informação; avaliação.
Vamos começar a apresentar-te a metodologia deste modelo, que se foca, não só na pesquisa, como na abordagem do processo, esperando que o guião que elaborámos e que vamos publicar no blogue seja um auxiliar útil no teu trabalho.



Referências bibliográficas:
Alberta Learning. Learning and Teaching Resources Branch - Focus on inquiry: a teacher’s guide to implementing inquiry-based learning. Edmonton, Alberta, Canada: Learning and Teaching Resources Branch. [Em linha] 2004. [Consultado a 6 de fevereiro de 2014] Disponível em http://education.alberta.ca/media/313361/focusoninquiry.pdf
Alberta. curriculum support Branch - Focus on research: a guide to developing students’ research skills. Edmonton, Alberta, Canada: Curriculum Support Branch. [Em linha] 1990. [Consultado a 6 de fevereiro de 2014] Disponível em http://helfantpd.wikispaces.com/file/view/focusonresearch.pdf/151500109/focusonresearch.pdf
FREIRE, Adelina; ALMEIDA, Fátima; RODRIGUES, Pedro – “LUTA” para dar um sentido à informação: guia para a realização de trabalhos de pesquisa. Montemor-o-Velho: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. [Em linha]  2010/2011. [Consultado em 29 de Abril de 2014]. Disponível no Website das bibliotecas do agrupamento:
FREIRE, Adelina – Explanação de conteúdos. Leiria: ISLA, 2011a
FREIRE, Adelina – Roteiro da tarefa. Leiria: ISLA, 2011b

OBERG, Dianne. Teaching the research process: for discovery and personal growth. [Em linha] s/d [Consultado a 26 de novembro de 2011] Disponível em http://archive.ifla.org/IV/iflab65/papers/078-119e.htm

terça-feira, 10 de maio de 2016

SESSÕES DE FORMAÇÃO EM LITERACIA DA INFORMAÇÃO

Este vosso escriba esteve arredado do blogue por vários motivos, que não vale a pena dissecar. Digamos, apenas, que houve muito trabalho de planificação para que, desde o dia 26 de abril de 2016, tivessem início as sessões de formação em Literacia da Informação. O tema parece complexo, não é? Passemos à devida explicação.
Entende-se por Literacia da Informação a capacidade de procurar, avaliar e utilizar a informação que encontramos de forma eficaz. Para tal, desenvolvemos um conjunto de competências de aprendizagem e de pensamento crítico, recorrendo a vários recursos de informação. A biblioteca é um espaço que te disponibiliza o acesso a uma diversidade de fontes. Com estas sessões, contamos contribuir para te facilitar as tarefas de pesquisa, fornecendo-te orientações quanto ao modo mais eficaz de procurar e de proceder ao tratamento de informação. 

quarta-feira, 6 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA - 3.º Dia - Conferência sobre Biodiversidade

Hoje, continuou a Semana da Leitura. Desta vez, os destinatários foram os alunos do 8.º ano, mais exatamente, o 8.º A e o 8.º B que, acompanhados pelas professoras Margarida Godinho (Matemática), Maria Cristina Santos (Geografia), Ana Paula Coutinho (Educação Visual) e Carla Almeida (Ciências Naturais) assistiram a uma Conferência sobre Biodiversidade, transmitida via livestreaming. Organizada pelo projeto Clima@EduMedia, que a nossa Escola integra, através do jornal escolar O Gilinho, esta conferência teve como objetivos essenciais sensibilizar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico para a importância das alterações climáticas, em particular no que respeita à biodiversidade e proporcionar aos alunos a oportunidade de obterem respostas às suas questões por parte de especialistas na área das alterações climáticas.
Os primeiro orador convidado foi o Prof. Doutor Pedro Pinho, investigador do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências e doutorado em Biologia Vegetal, que abordou o impacto do clima na vegetação. Seguiu-se a intervenção da Prof.ª Doutora Ana Margarida Faria, do Centro de Investigação MARE, doutorada em Ecologia Marinha e que recentemente ganhou uma Medalha de Honra L'Oréal Portugal, cujo tema foi a acidificação dos oceanos. 


SEMANA DA LEITURA - 2.º Dia - Todos à Cozinha


Ontem, terça-feira, a leitura fez-se na cozinha. Conduzimos as turmas do 7.º ano à sala da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência. Aí decorreram sessões de culinária, dinamizadas pelos elementos da equipa, tendo os alunos confecionado rolinhos de pão de forma, coquinhos, enroladinhos de salsinha e bola de carne, para o que tiveram de ler as respetivas receitas, traduzidas em linguagem de símbolos. Verdadeiros pitéus! Quem por lá passou, provou e gostou!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

SEMANA DA LEITURA - 1.º Dia - Apresentação do livro "Oskar e a flauta mágica"

Começou, hoje, a Semana da Leitura na Escola Básica Augusto Gil. E qual a melhor forma senão com leitura (dramatizada e muito divertida!) e ilustração?! Então, se vos disser que a manhã envolveu ouriços, mulas, porcas, tucanos e araras vão pensar, de certeza, que fomos fazer uma visita a um Zoo. Não, estão enganados. Tudo se passou na Biblioteca Augusto Gil, onde, quando abres um livro, sonhas! 

Recebemos a visita de António Franchini, artista plástico, autor e ilustrador, e  de Joana Nogueira co-autora do livro Oskar e a flauta mágica, segundo livro da coleção Oskar, o ouriço musical, a qual, através de uma personagem, Oskar, um pequeno ouriço, nos introduz, de forma simples, ao mundo dos instrumentos musicais.
Franchini falou brevemente das suas origens genovesas (embora seja natural do Porto, a família é italiana) e do trabalho que realiza no ateliê, enquanto artista plástico. Mostrou aos alunos presentes como idealizou o traço das personagens que integram o presente livro e deu algumas orientações durante o workshop de ilustração que se seguiu à apresentação e à dramatização do conto.



wink emoticon

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - Resultados da 1.ª Fase


     Foram hoje conhecidos os vencedores da primeira fase (fase de escolas) do Concurso Nacional de Leitura. Participaram dez alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Básico. Em primeiro lugar classificou-se a aluna Rita Costa, do 8.ºB2; em segundo lugar, ficou qualificado o aluno Rúben Antunes, do 8.º A2 e em terceiro lugar, o aluno Gonçalo Ferreira, do 7.º C2.
     Os resultados aqui ficam.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escolas

Realizou-se, ontem, a prova eliminatória da fase de escolas do Concurso Nacional de Leitura. Este ano, o livro de leitura obrigatória foi O velho que lia romances de amor, do escritor chileno Luis Sepúlveda. Brevemente serão publicados os resultados.